Como Limpar o Chuveiro?

5 dicas para escolher o revestimento ideal para sua cozinha
22 de março de 2021
Como preparar a parede para pintar?
19 de abril de 2021

O chuveiro é um objeto da casa que é utilizado com bastante frequência.Isso significa que com o tempo é natural que o aparelho acabe acumulando sujeira e até mesmo mofo, já que se encontra em um ambiente úmido, propício para essa situação.

Por essa razão é importante limpar o chuveiro de vez em quando. Você estará evitando o entupimento do objeto e também garantindo que não está entrando em contato com mofo ou bactérias durante seu banho.

Veja o que você vai precisar e como pode realizar essa tarefa:

Técnicas

Para limpar seu chuveiro você pode usar duas técnicas: sem desmontar ou desmontando uma parte do objeto. Saiba como proceder em cada uma das situações:

Como limpar chuveiro sem desmontar

Se seu chuveiro é muito difícil de ser desmontado ou você prefere realizar a limpeza sem precisar fazer muita bagunça, pode apostar na limpeza sem desmontar o objeto.

Para isso você vai precisar de uma sacola ou saco plástico que caiba a cabeça do chuveiro, um copo de água sanitária ou vinagre.

Primeiro despeje o copo de água sanitário ou de vinagre dentro da sacola. Em seguida, envolva seu chuveiro na sacola ou saco plástico e prenda com barbante ou fita adesiva. O ideal é que fique bem preso.

Ligue o registro do chuveiro e deixe que entre um pouco de água na sacola ou saco plástico. Feche o registro e deixe o objeto mergulhado na mistura de água e vinagre ou água e água sanitária.

Deixe agir por aproximadamente duas horas se usar vinagre e por vinte minutos se optar pela água sanitária. Solte o saco plástico e ligue o chuveiro novamente, para eliminar toda a sujeira que foi dissolvida pela mistura que você preparou. Se achar necessário, utilize uma escova de dentes velha ou esponja e esfregue o chuveiro.

Como limpar chuveiro desmontado?

Caso prefira fazer a limpeza do seu chuveiro desmontado, comece desencaixando a parte inferior do objeto. Basta empurrar para baixo ou seguir as instruções do manual. Alguns chuveiros mais antigos podem ser rosqueados. Nesse caso, gire para desrosquear.

Em uma bacia com água despeje um copo de água sanitária ou de vinagre. Coloque o chuveiro desmontado ali e deixe a mistura agir por uma hora quando apostar no vinagre e por vinte minutos quando a mistura conter água sanitária

Em seguida, retire o objeto de dentro da bacia e use a escova de dentes velha para esfregar os furinhos e eliminar qualquer entupimento. Se preferir, ao invés da escova de dentes velha, você pode usar uma esponja para esfregar tanto os furinhos como o chuveiro inteiro.

Ainda há algum furinho do chuveiro que está obstruído? Use uma agulha fina para empurrar a sujeira. Seque bem o objeto e instale novamente. Ligue a água e deixe correr por um minuto, para eliminar qualquer resto de sujeira que tenha permanecido dentro do chuveiro.

Cuidados ao limpar o seu chuveiro

Alguns cuidados são necessários durante a limpeza do chuveiro e após realizar o procedimento. Você deve:

Desligar a eletricidade

Se você possui chuveiro elétrico em casa, antes de fazer a limpeza do objeto desligue a eletricidade para evitar acidentes. A maioria das casas possui uma chave exclusiva para o chuveiro. Desligue e então limpe o objeto.

Essa dica é válida tanto para quem vai desmontar o chuveiro quanto para quem vai realizar a limpeza com ele montado. Se a eletricidade estiver ligada há risco de choques e acidentes mais graves.

Não derrube água na fiação

Além de desligar a eletricidade é importante ter cuidado com a fiação do chuveiro elétrico. Se ela ficar aparente, solte os fios do chuveiro durante a limpeza e evite derramar água neles. Caso aconteça, seque imediatamente e espere um pouco até voltar a ligar a energia ou reconectar o objeto.

Evite produtos abrasivos

Produtos abrasivos não são indicados para limpar seu chuveiro. Mesmo que esteja com manchas ou mofo, não utilize esses produtos na limpeza. Inclusive nos chuveiros de metal. O ideal é apostar em um pano umedecido em água e um pouco de vinagre ou água sanitária, bem dissolvidos.

Esponja ou cerdas macias também são bem-vindas e recomendadas para realizar a limpeza do chuveiro.

Faça manutenções regulares

A limpeza do chuveiro deve ser feita de forma regular. Assim você evita acúmulo de sujeira e possíveis entupimentos. Uma vez a cada quinze dias você pode retirar a tampa do chuveiro para limpar os furinhos ou remover sujeiras com a ajuda da técnica com o objeto montado.

Nos casos de entupimento do chuveiro, solte a tampa dele e limpe os furos individualmente com a ajuda de uma agulha fina. Em seguida, deixe a tampa mergulhada na solução de água com vinagre ou água e água sanitária para garantir que não haverá nenhum furo obstruído.

Mantenha o banheiro ventilado

A umidade é uma das principais vilãs para o aparecimento de sujeiras (principalmente mofo) nos chuveiros. Sendo assim procure deixar o ambiente bem arejado. Seu banheiro tem janelas? Abra-as após o banho.

Caso more em apartamento com banheiro sem janelas, deixe a porta aberta por um tempo após o banho, para ventilar o ambiente e evitar a umidade.

Troque a resistência sempre que necessário

A resistência do chuveiro é que faz com que a temperatura se mantenha adequada e você não precise mudar a chave do objeto. Quando começa a queimar, é natural que o chuveiro fique mais frio, mesmo quanto às temperaturas mais altas.

Ao invés de esperar a resistência queimar por completo, troque sempre que for necessário. Lembre-se de seguir as orientações do fabricante e desligar a energia elétrica antes de fazer a troca.

Agora você já sabe como limpar chuveiro. Deu para perceber que é um processo bem rápido e fácil de fazer e que você precisa realizar a limpeza de forma periódica para garantir o bom funcionamento do objeto

FONTE: decorfacil