Como evitar o desperdício de material de construção?

Procedimentos para limpar a caixa d’água
25 de janeiro de 2021

O desperdício de materiais e recursos é um dos maiores “ralos” de gastos em uma obra. Estima-se que, na construção de uma casa, são despendidos entre 8% e 10% a mais de materiais de construção do que o necessário, devido às perdas. Para alguns materiais, como massa corrida, o desperdício pode ser de até de até 80%. Por isso, nesse post vamos dar algumas dicas para evitar desperdício na obra da sua casa.

Além dos gastos desnecessários, o lixo gerado e o uso irracional de recursos fazem da construção civil a responsável pelo consumo de até 75% de matéria-prima do mundo e por cerca de 30% dos recursos naturais, como água e luz.Para se ter uma noção, o cimento é o item mais consumido do mundo depois da água – seu consumo é maior até que o de alimentos.

Por causa do desperdício, a indústria precisa produzir mais insumos, agravando problemas ambientais. Por exemplo, 5% do gás carbônico lançado na atmosfera são gerados pela indústria de cimento, de acordo com Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS). Os  resíduos de construção e demolição (RCD) representam metade dos rejeitos sólidos urbanos do país. Ou seja, contribuem para agravar o problema do lixo, que atinge todo o planeta.

O excesso de entulho ocorre por falhas na elaboração de projetos e na execução da obra. Esse desperdício pode ser evitado, basta que sejam tomados alguns cuidados.

 

COMO EVITAR DESPERDÍCIO E REDUZIR GASTOS EXCESSIVOS NA OBRA

Um bom planejamento

O primeiro passo é planejar a construção, e para isso é preciso contar com os serviços de engenheiros e arquitetos. Em seguida, é preciso colocar no papel todos os gastos previstos para a obra, sem se esquecer de colocar um “extra” para imprevistos.

Prefira materiais de qualidade e contrate mão de obra especializada

Contar com bons profissionais aumenta a chance de ter uma obra enxuta, sem desperdícios. Por exemplo, com um mestre de obras capacitado, as chances de ter que refazer um trabalho são consideravelmente menores. Desconfie de profissionais que cobram preços muito abaixo do mercado, pois provavelmente são menos qualificados.

O mesmo acontece com a qualidade dos materiais de construção: os de alta qualidade costumam custar mais caro que os de baixa qualidade, mas essa diferença é compensada ao longo da obra (ou dos anos), por exemplo, por terem maior rendimento ou por durarem mais.

Organização e cuidados no transporte e armazenagem

O canteiro de obras deve estar sempre limpo e organizado, e é importante que os materiais sejam depositados em local seguro e abrigado. O deslocamento pode provocar perda de matéria-prima. Tijolos, e telhas devem ser guardados em pilhas,  sacos de cimento e argamassa precisam ser mantidos em local seco, pisos e azulejos devem ser mantidos nas caixas até o momento da instalação; e o transporte dos materiais pelo canteiro de obra deve ser feito em carrinhos.

 

Reaproveitamento e reciclagem de material de construção

Muita gente não sabe que materiais de construção podem ser reciclados e reutilizados. Materiais de alvenaria, por exemplo, podem ser triturados e reaproveitados, já os metais podem ser derretidos e transformados em outros produtos.

Você pode contratar empresas de reciclagem de material de construção tanto para destinar corretamente o resíduo da sua obra quanto para comprar materiais reciclados que serão utilizados na construção de sua casa.